No âmbito do Projeto Pedagógico de Departamento da Educação Pré-escolar “Era uma vez…Eu e o Outro” o Jardim de Infância de Este – S. Mamede tem vindo a explorar várias histórias em Tempo de Grande Grupo, cujo tema central é a Interculturalidade.
A título de exemplo destacamos “Maria dos Olhos Grandes e Zé Pimpão” da autoria de Jorge Canuto Glória. A história, que também pode ser considerada um poema ilustrado fala-nos de dois amigos (Maria dos Olhos Grandes e Zé Pimpão), que nos levam a conhecer um Mundo que só se consegue ver com “os olhos de ver mundo” e sentir com o coração e o desejo de das crianças por um mundo melhor.
A história “A nossa pele arco-íris” da autoria de Manuela Molina Cruz, explica de modo simples o porquê da nossa pele ter cores distintas. É um convite para falarmos das nossa diferenças e sobre aquilo que nos une enquanto seres humanos. O livro explica o que são preconceitos e o que é o racismo de um modo simples permitindo capacitar os mais novos para agirem e tratarem a todos com respeito e equidade.
A “Cor de pele” da autoria de Desirée Bela-Lobedde, que nos fala do primeiro dia de escola e da alegria dos lápis de cor que finalmente vão pintar os desenhos das crianças. A cor amarela pintará o sol, a azul o céu, a verde a erva e a copa das árvores é a cor da pele? Os mais pequenos aprendem que existem mil e um tons de pele, permitindo que aprendam a crescer com tolerância e a celebrar a igualdade apesar das diferenças que todos nós temos.
Catarina Miranda Simões é educadora de infância e militar das Forças Especiais de Intervenção na Republica Centro Africana. Ao longo da sua missão no Continente Africano Catarina foi recolhendo experiencias que colocou num livro que nos fala de superação e amor. As crianças são convidadas a refletir sobre a importância do que temos e do que desperdiçamos, alertando para as inúmeras necessidades de outras crianças.

