O Clube Aprender e Descobrir Ciência (Clube ADC) é um projeto do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante a funcionar na Escola Básica de Gualtar em Braga, abrangido pela candidatura ao Alargamento da Rede de Clubes de Ciência Viva.
O Clube ADC é um espaço de Aprendizagem e Descoberta para a promoção do ensino experimental das Ciências e funciona com duas valências para os alunos:
- aprender a programar com Micro:bits, desenvolver minicomputadores capazes de funcionar como pequenos robôs e, através do Micro:bit, programar um robô com sensores integrados;
- desenvolver a Modelação em 3D, ou seja, conceber modelos tridimensionais utilizando um programa informático, culminando com a impressão dos mesmos em 3D.

Todas as atividades incrementadas no Clube ADC passam pela execução de tarefas com um grau de complexidade crescente atendendo ao nível de escolaridade dos alunos (do 5.º ao 9.º ano) e ao seu grau de envolvimento em trabalhos nas áreas da programação e da robótica..
Com as atividades desenvolvidas no Clube ADC são promovidas as aprendizagens formais e não formais do currículo, desenvolvendo as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Através da experimentação das Ciências, procura-se estimular a autonomia dos alunos, com o objetivo de formar “jovens STEAM”.
Coordenadoras: Ana Maria Rolim, Fernanda Alves e Maria Leonor Lopes







